«É preciso antecipar já uma futura crise alimentar» - TVI

«É preciso antecipar já uma futura crise alimentar»

Alimentos

Alerta lançado num relatório da Chatam House

A recente queda dos preços dos alimentos é «apenas temporária e o preço dos bens alimentares tende a aumentar», alertou a Chatham House, num estudo divulgado esta segunda-feira, citado pela Lusa.

«É preciso antecipar já uma futura crise alimentar», refere a Chatham House no relatório «a Alimentação dos 9 mil milhões: Segurança Global dos Alimentos no século XX».

O autor do relatório, Alex Evans, considerou que «apesar de serem produzidos bens suficientes para alimentar toda a população, há quase mil milhões de pessoas a passar fome e o mesmo número a sofrer de obesidade».

Estima-se que em 2030, a produção de bens alimentares tenha duplicado, mas que «as mudanças climáticas, a escassez de água e a competição pelo território dificultem este objectivo», refere o estudo da Chatham House.

O relatório recomenda um «maior investimento na agricultura, sobretudo nos pequenos agricultores, alterar as regras de mercado, melhorando a segurança dos países importadores, e a criação de uma nova Agência Internacional para os Alimentos para gerir melhor o sistema global de reservas alimentares e para proteger os produtos alimentares de futuros aumentos».
Continue a ler esta notícia