Oito dicas saudáveis para melhorar a vida sexual (II) - TVI

Oito dicas saudáveis para melhorar a vida sexual (II)

  • Portugal Diário
  • 19 nov 2007, 13:00
Logo Forbes.com

Forbes.com falou com especialistas e apresenta soluções

Continuação do artigo

Remover obstáculos que podem bloquear a mente ou o corpo, como o stress ou a inactividade física, é um primeiro passo importante para determinar a causa da insatisfação sexual. Por exemplo, ao libertar na corrente sanguínea o cortisol, uma hormona que nos deixa muita alerta, a química do stress impede que o corpo relaxe. A estimulação erótica e excitação sexual podem ser difíceis de atingir neste elevado estado de ansiedade. Os estudos efectuados também demonstram que o stress crónico pode levar os homens a terem dificuldades em manter uma erecção e à redução da lubrificação das mulheres.

Muito embora existam diversas formas para combater o stress, o que é facto é que o exercício dispersa as hormonas do stress na corrente sanguínea e melhora a circulação.

«A actividade sexual envolve todo o organismo, pelo que é importante manter os músculos, artérias e nervos a funcionarem a um elevado nível», diz Dr. Tina M.

Apresentação de Slides: Oito Dicas Saudáveis para Melhorar a Vida Sexual

Apresentação de Slides: Problemas de Saúde que Podem Afectar a Sua Vida Sexual

Apresentação de Slides: Treze Formas para Apimentar a Sua Vida Sexual

Apresentação de Slides: Dentro das Vidas Sexuais das Celebridades

Apresentação de Slides: Vidas Sexuais dos Super Milionários

Apresentação de Slides: Os Ricos e Infiéis

Penhollow, professora assistente no departamento da Ciência do Exercício e Promoção da Saúde na Florida Atlantic University. «O exercício aeróbico melhora o fluxo sanguíneo, que é um elemento chave na resposta sexual.»

Penhollow, que recomenda actividades aeróbicas como correr, nadar ou andar de bicicleta, refere que as endorfinas libertadas durante a actividade física estão relacionadas com a produção da hormona sexual, a testosterona, que pode fazer aumentar a libido. Exercícios de fortalecimento muscular, como o levantamento de pesos e exercícios de resistência, também podem ter um efeito similar no apetite sexual.

A redução do stress e o aumento da actividade física podem melhorar uma vida sexual em baixa, mas irá obter um óptimo equilíbrio mente-corpo se moderar aquilo que ingere. A Dr. Whipple recomenda uma alimentação saudável para a manutenção geral e aconselha aqueles que pretendem melhorar a sua vida sexual a deixarem de fumar, já que bloqueia as artérias, assim como, a limitarem o consumo de álcool porque pode deprimir o sistema nervoso central.

Se as queixas na cama não forem solucionadas através da gestão do stress, exercício e alimentação, tente falar sobre o problema com um médico ou com o seu parceiro. Frequentemente, os médicos esquecem-se de perguntar pela actividade sexual aquando dos check-ups, diz Whipple, por isso, talvez terá de ter uma abordagem proactiva para iniciar a conversa. Igualmente intimidativo pode ser admitir a desilusão ou dificuldades ao parceiro, mas os benefícios desta partilha irão suplantar os embaraços de uma conversa frente a frente.
Continue a ler esta notícia