Cimeira de Londres: «O Afeganistão é dos afegãos» - TVI

Cimeira de Londres: «O Afeganistão é dos afegãos»

Gordon Brown

«A afeganização do Afeganistão vai começar este ano», com estas palavras o primeiro-ministro britânico abriu a conferência internacional de Londres sobre o Afeganistão, que junta cerca de 70 países, como relata a BBC

Gordon Brown acredita que este é «um momento decisivo para que as forças de segurança nacionais comecem a assumir a tarefa de controlo de várias províncias, até ao fim do ano». À comunidade internacional cabe a tarefa de «ajudar os afegãos a governar o seu país».

Brown disse ainda que esta missão é «vital para a segurança de todos nós».

Antes da abertura da conferência Harmid Karzai confessou que o Afeganistão vai precisar da ajuda internacional durante mais 10 a 15 anos, quer a nível de treino e equipamento de forças de segurança, quer através de apoio financeiro.

O presidente afegão é uma das personalidades presentes nesta conferência, ao contrário dos talibãs, ausentes desta cimeira que pretende definir o futuro do país.

Karzai quer criar um conselho nacional para a paz, para a reconciliação e reintegração no Afeganistão e apelou ao rei Abdallah da Arábia Saudita para que «tenha um papel importante» de orientação e facilitação do processo de paz.

«Devemos estender a mão a todos os nossos compatriotas, em particular os nossos irmãos desiludidos que não são membros da al-Qaeda ou de outras organizações terroristas», disse ainda o presidente afegão sobre o plano de reconciliação com os talibãs.
Continue a ler esta notícia