H1N1: Novavax testa com sucesso vacina inovadora em furões - TVI

H1N1: Novavax testa com sucesso vacina inovadora em furões

Gripe suína na Suécia

Aplicação em humanos ainda pode demorar anos

Relacionados
A empresa farmacêutica Novavax anunciou esta terça-feira que testou com sucesso em furões um novo tipo de vacina contra o vírus H1N1, responsável pela gripe A.

O fármaco foi desenvolvido através de um método inovador, que usa partículas semelhantes ao vírus, baseando-se no seu sequenciamento genético, divulgado pelo Centro de Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA.

Porém, para que este tipo de fármaco possa ser testado em humanos terá ainda de passar pela aprovação da entidade federal norte-americana que regula a entrada no mercado de alimentos e medicamentos, a Food and Drug Administration. Ainda assim, tratando-se de um novo tipo de vacina, deverão ser necessários anos de testes, para que possa ser usada em larga escala.

O uso de furões nos testes deve-se ao facto de ser o animal mais parecido com os seres humanos no que toca à contaminação com gripe.

A empresa explicou que os animais sujeitos a testes que foram vacinados ficaram imunes à doença, sem apresentar qualquer sintoma, após a exposição ao vírus. Os outros furões apresentaram febre e transmitiam o vírus até seis dias depois de serem infectados.

O método tradicional de produção de vacina usa ovos de galinha e uma estirpe enfraquecida do vírus ou mesmo vírus morto, de forma a estimular o sistema imunológico.

O cultivo de vacinas por parte da Novavax é feito em células de lagarta em tubos de ensaio. Este será um método mais rápido de produção, de acordo com a empresa.

As partículas usadas semelhantes ao vírus são incapazes de infectar células e de se replicarem, mas o organismo reconhece-as como se fossem vírus autêntico.

Há cinco empresas farmacêuticas a produzir vacinas através do método tradicional nos EUA: a AstraZeneca`s Medlmmune, a CSL, a Glaxo Smith Kline, a Novartis e a Sanofi-Aventis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados