Gripe das aves: vacina contra as mutações - TVI

Gripe das aves: vacina contra as mutações

Aves [arquivo]

Investigadores japoneses afirmaram ter encontrado uma vacina que pode funcionar contra eventuais mutações do vírus

Relacionados
Investigadores japoneses afirmaram esta quinta-feira ter encontrado uma vacina que pode funcionar contra eventuais mutações do vírus da gripe das aves, escreve a Lusa.

A equipa testou a sua vacina num rato sobre o qual foram implantados genes humanos e a experiência confirmou que o tratamento funcionou mesmo no caso de mutação do vírus, anunciou Tetsuya Uchida, investigador no Instituto nacional das doenças infecciosas.

Novo teste para a gripe das aves

Gripe da aves pode provocar «fim da Humanidade»

De acordo com estes cientistas, esta descoberta pode permitir evitar uma pandemia se o vírus H5N1 da gripe das aves sofrer uma mutação para se transmitir de homem para homem, uma hipótese que provoca o receio de milhões de mortos por parte Organização Mundial da Saúde (OMS).

As vacinas habituais contra a gripe apoiam-se na proteína que abrange o conjunto dos vírus, mas esta proteína é frequentemente sujeita a mutação, tornando a vacina ineficaz.

Por conseguinte, os investigadores japoneses basearam a sua vacina em proteínas internas ao vírus, que têm pouca tendência a sofrer mutações, explicou Uchida.

Anos para ser utilizável

Os investigadores trabalharam com base em diferentes vírus de gripe, nomeadamente sobre o vírus altamente patogénico H5N1 da gripe das aves.

Uchida revelou que serão necessários anos para tornar esta vacina utilizável, devendo realizar-se testes intensivos em ratos e outros animais para verificar a sua segurança, antes de efectuar experiências em homens.

Esta investigação foi realizada em conjunto por especialistas do Instituto nacional, da Universidade de Hokkaido, da Universidade Médica de Saitama e pela empresa de química NOF, baseada em Tóquio.

Tentativas similares de desenvolvimento da vacina, atacando o interior do vírus em vez do seu conjunto, estão também em curso na Universidade Oxford (Reino Unido), acrescentou Uchida.

Cerca de 250 pessoas morreram devido à gripe das aves desde 2003, 115 das quais na Indonésia, de acordo com a OMS. A maior parte das vítimas contraiu o vírus em contacto com pássaros doentes, nomeadamente galinhas.

Não existe até agora qualquer prova de que o vírus H5N1 já tenha sofrido uma mutação para uma forma que possa provocar uma pandemia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados