Gripe das aves: abate e cordão sanitário - TVI

Gripe das aves: abate e cordão sanitário

  • Portugal Diário
  • 4 jan 2008, 00:13

República Domicana abateu 115 galinhas. Israel impôs cordão sanitário no Norte

Relacionados
As autoridades veterinárias dominicanas mataram 115 galinhas portadoras de gripe aviaria, e também hoje Israel impôs um cordão sanitário ao redor de Binyaminia, (Norte) depois da descoberta do vírus H5N1, refere a Lusa.

O surto raro de gripe das aves na localidade dominicana de Higuey foi descoberto o mês passado, quando foram realizados testes a galos de combate que aguardavam exportação para a Colômbia e deram positivo no teste do vírus H5N2 da gripe das aves, disse o director veterinário Angel Faxas.

O H5N2 não é um perigo para os humanos mas causou surtos por toda a Ásia e levou ao abate de cinco milhões de aves só no Japão.

O vírus H5N1, a estirpe mais letal da gripe das aves, infectou humanos e matou mais de 10 pessoas na Ásia.

Enquanto isto, as autoridades israelitas impuseram hoje um cordão sanitário no Norte de Israel depois de as galinhas mantidas numa capoeira de uma creche terem sido diagnosticadas com o vírus mais letal da gripe das aves, o H5N1, noticiaram os media israelitas.

A maioria das galinhas da capoeira de uma creche em Binyamina morreu e os veterinários determinaram que tinham sido infectadas com o H5N1. A televisão israelita mostrou imagens de trabalhadores com máscaras a desinfectar o «kindergarten» naquela localidade israelita.

As aves de capoeira vão ser mantidas em quarentena num raio de três quilómetros a partir de Binyamina, localidade perto da cidade portuária de Haifa, na costa sul mediterrânica de Israel, segundo os media.

Há vários anos houve uma situação de quase pânico mundial pela possibilidade de a doença poder causar uma epidemia entre humanos, o que nunca aconteceu.

Houve vários surtos de gripe das aves em Israel e na Faixa de Gaza, em 2006 e centenas de milhar de aves foram destruídas. Registaram-se quatro casos suspeitos de gripe das aves em trabalhadores de explorações avícolas em Israel.
Continue a ler esta notícia

Relacionados