Gaza: seis mortos em homenagem a Arafat - TVI

Gaza: seis mortos em homenagem a Arafat

  • Portugal Diário
  • 12 nov 2007, 17:00

Confrontos entre Hamas e Fatah fazem ainda 80 feridos

Relacionados
A primeira grande concentração de partidários da Fatah em Gaza, desde que este território foi conquistado pela força pelo Hamas, terminou em tragédia. Segundo fontes médicas, pelo menos seis pessoas morreram e outras 80 ficaram feridas ao desencadear-se um tiroteio entre homens armados de ambas as facções.

Os confrontos ocorreram durante a concentração, um acto de homenagem pelo terceiro aniversário da morte de Yaser Arafat, à qual tinham chegado dezenas de milhares de partidários da Fatah e que estava a ser vigiado pelas forças leais ao Hamas. Ambos se acusam mutuamente de iniciar as hostilidades, noticia o El País.

Responsáveis da Fatah acusaram os milicianos do Hamas de abrir o tiroteio, disparando contra os manifestantes desde a Universidade Islâmica, perto da praça Al Khatiba, onde se celebrava a concentração. Por sua vez, o Hamas disse que os seus homens receberam disparos de homens armados da Fatah e que se limitaram a responder.

Segundo a agência Reuters, eram mais de 100 mil os partidários da Fatah que assistiam a uma cerimónia em memória do líder desaparecido. A marcha tinha sido autorizada excepcionalmente pelo Governo do Hamas, que controla a faixa. As forças da ordem controladas pelo Hamas, que proibiram as manifestações de grupos de oposição em Gaza, vigiavam a marcha.

Os confrontos estalaram pouco depois de começar a concentração a oeste da cidade de Gaza, evento que tinha sido autorizado pelo Movimento da Resistência Islâmica (Hamas), que controla a faixa desde Junho. Testemunhas informaram que as forças do Hamas agrediram activistas da Fatah que participavam na concentração com bandeiras amarelas do movimento, e que logo abriram fogo contra eles. Fontes da Fatah asseguram que a polícia do Hamas recebeu instruções para sabotar a concentração.
Continue a ler esta notícia

Relacionados