Médio Oriente: EUA fazem consultas sobre Palestina - TVI

Médio Oriente: EUA fazem consultas sobre Palestina

  • Portugal Diário
  • 19 mar 2007, 18:20

Comunidade Internacional quer ponto de situação do governo palestiniano

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, realizou esta segunda-feira consultas com os seus homólogos dos membros do Quarteto para o Médio Oriente sobre o governo palestiniano de união nacional, anunciou o Departamento de Estado citado pela Lusa.

As consultas, que reuniram em teleconferência os responsáveis diplomáticos dos Estados Unidos, da Rússia, da União Europeia e da ONU, tiveram por objectivo «fazer um ponto da situação», segundo o porta-voz da diplomacia norte-americana, Sean McCormack.

Depois de mais de um ano de impasse, o movimento radical Hamas - incluído nas listas de organizações terroristas da UE e dos EUA - e a mais moderada Fatah chegaram finalmente a acordo para a formação de um governo de união nacional, formalmente investido sábado pelo Parlamento palestiniano.

Os membros do Quarteto, designadamente os Estados Unidos e a UE, principais doadores da Autoridade Palestiniana, suspenderam todas as ajudas até que o Hamas renuncie à violência, reconheça Israel e aceite os acordos de paz israelo-palestinianos já negociados e aprovados por ambas as partes.

O porta-voz norte-americano reiterou que o governo dos Estados Unidos não vai lidar directamente com os ministros palestinianos que sejam do Hamas, mas disse que poderão receber determinadas pessoas, situações que serão decididas «caso a caso».

O porta-voz considerou ainda «preocupante» o discurso pronunciado pelo primeiro-ministro palestiniano, Ismail Haniyeh, que reafirmou o direito dos palestinianos à resistência sob todas as suas formas.
Continue a ler esta notícia