WikiLeaks: EUA preocupados após encontro de Sócrates com Chávez - TVI

WikiLeaks: EUA preocupados após encontro de Sócrates com Chávez

Hugo Chávez aparece de cabeça rapada [Reuters]

Encontro ocorreu no aeroporto de Lisboa, durante uma escala de reabastecimento do avião do líder venezuelano

A embaixada norte-americana em Lisboa mostrou, em 2006, ao Governo português, «fortes preocupações», relativamente a um encontro entre o então primeiro-ministro José Sócrates e o Presidente venezuelano Hugo Chávez. É pelo menos isso que consta de mais um telegrama diplomático divulgado pelo portal WikiLeaks.

A representação diplomática norte-americana relata, num documento com a data com 28 de Julho de 2006, que o então embaixador dos EUA na capital portuguesa, Alfred Hoffman, se reuniu com o chefe da diplomacia portuguesa, pasta na altura assumida por Luís Amado, para expressar as «fortes preocupações» de Washington em relação ao «crescente reforço militar» de Caracas, noticia a agência Lusa.

De acordo com o mesmo telegrama, a conversa surgiu depois de um encontro entre Sócrates e Hugo Chávez, que decorreu a 23 de Julho no aeroporto de Lisboa, durante uma escala de reabastecimento do avião do líder venezuelano.

O embaixador norte-americano disse que a imagem transmitida do encontro terá sido «infeliz», uma vez que Chávez estava a realizar um périplo que incluía países como a Bielorússia, Irão e a Rússia.

A representação norte-americana frisa, no mesmo documento, que o Governo português, «acredita que cativar Chávez é mais eficaz que isolar [o líder venezuelano] e que ouvir uma mensagem de senso comum de países como Portugal irá desviar a atenção dos disparates populistas que ouve de líderes como o Presidente bielorusso [Alexander] Lukachenko e do Presidente iraniano [Mahmud] Ahmadinejad».

Ainda no documento, a embaixada norte-americana refere que Portugal trata com particular cuidado o relacionamento com o líder venezuelano, uma vez que 600 mil cidadãos portugueses vivem na Venezuela, «a maior comunidade portuguesa fora da Europa».

O telegrama diplomático acrescenta também que José Sócrates terá transmitido algumas destas mensagens durante o encontro, e que terá sublinhado o forte relacionamento de Portugal com os Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia