Justiça brasileira investiga finanças da IURD - TVI

Justiça brasileira investiga finanças da IURD

Justiça brasileira investiga finanças da IURD

A igreja é suspeita de associação criminosa e lavagem de dinheiro

Alguns elementos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) estão sob uma acção criminal, a pedido do Ministério Público de São Paulo, acusados de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

De acordo com a «Folha» de São Paulo, Edir Macedo e mais nove elementos da IURD estão agora a ser investigados pela Justiça brasileira.

Segundo dados do Conselho de Controlo de Actividades Financeiras (COAF), órgão do Ministério da Fazenda, o volume financeiro da igreja de Março de 2001 a Março de 2008 foi de cerca de 3 mil milhões de euros, resultado de transferências e depósitos bancários duvidosos feitos por pessoas ligadas à IURD.

De 2003 a 2008 as movimentações de dinheiro da igreja somaram cerca de 1,5 mil milhões de euros. As avultadas quantias teriam servido para comprar emissoras de televisão e rádio, agências de turismo e pequenos aviões particulares.

Negando qualquer tipo de irregularidades, os advogados da IURD explicaram que as contas das empresas, apontadas pelo Ministério Público como fachada para a movimentação de dinheiro pago pelos fiéis, foram fiscalizadas e aprovadas pela Receita Federal.
Continue a ler esta notícia