Vaga de calor na Austrália causa 30 mortos - TVI

Vaga de calor na Austrália causa 30 mortos

Incêndio na Califórnia, EUA

Bombeiros não conseguem controlar incêndio que já destruiu dezenas de casas e mais de 6.200 hectares de floresta

Relacionados
A vaga de calor na Austrália já causou 30 mortos e dificulta a extinção de um incêndio que destruiu três dezenas de casas e mais de 6.200 hectares de floresta, no Estado de Vitória.

Duas centenas e meia de bombeiros, que combatem há dois dias o incêndio, criaram este sábado corredores de corta-fogo para impedir que as chamas alcancem a linha de fornecimento eléctrico à cidade de Melbourne.

John Brumby, chefe do governo de Vitória, cuja capital é Melbourne, declarou que a situação «depende dos deuses», por ser necessário que o vento sopre em direcção contrária à rede eléctrica.

Brumby acrescentou que a polícia está a investigar a origem dos incêndios, havendo suspeitas de fogo posto.

As autoridades em Vitória tentam evitar que se repita uma tragédia semelhante à do Estado da Austrália do Sul, onde a falta de electricidade, face à vaga de calor, é considerada mais uma causa do elevado número de mortos registados desde sexta-feira.

Embora as autoridades não apresentem um número oficial, o ministro da Saúde da Austrália do Sul, John Hill, declarou ser «óbvio que um número significativo destas mortes está associado ao calor». Um porta-voz da polícia informou sexta-feira já ter havido 24 mortes, enquanto que hoje a rádio ABC já falava em 30 vítimas mortais.

É previsível que as temperaturas nas capitais de Vitória (Melbourne) e da Austrália do Sul (Adelaida) venham a exceder os 40 graus no domingo, enquanto no interior chegarão aos 45 graus centígrados, as temperaturas mais elevadas desde que foi criado o registo meteorológico, em 1855.
Continue a ler esta notícia

Relacionados