Português entra no Guinness - TVI

Português entra no Guinness

  • Portugal Diário
  • 23 out 2007, 11:16

José Melo construiu um monumento canadiano que passou a ser considerado «o mais alto do mundo»

Relacionados
José Melo, um empresário português da região de Toronto, Canadá, conseguiu inscrever no livro de recordes do Guinness o monumento aborígene canadiano que construiu, um «Inukshuk», como o «mais alto do mundo», anunciou a sua empresa luso-canadiana, citada pela agência Lusa.

Para comprovar o feito, o Guinness enviou a José Melo, no início do mês, um certificado, no qual atesta que o «mais alto Inushuk do mundo, que mede 11,377 metros [de altura], foi criado por José Melo, da Allstone Quarry Products», em Schomberg, Ontário.

Este recorde, que passou a constar dos registos do Recordes do Mundo Guinness, será integrado e publicado na edição de 2008 do famoso Livro Guinness dos Recordes do Mundo.

Em declarações à Agência Lusa, José Melo manifestou-se muito feliz com a proeza, realçando que representa um motivo de alegria para a sua família, a sua empresa, para a comunidade portuguesa e para a localidade onde reside e trabalha - a vila de Schomberg, junto à cidade de King, a cerca de 25 quilómetros de Toronto.

O «Inukshuk» é uma estátua em forma de figura humana feita a partir da sobreposição de pedras, oriunda da cultura esquimó, povo que no Canadá é designado de «inuit». Reconhecido como um dos símbolos mais importantes do Canadá, é utilizado também a nível oficial nas altas distinções concedidas pelos órgãos de soberania.
Continue a ler esta notícia

Relacionados