10 coisas que talvez não saiba sobre a TIME - TVI

10 coisas que talvez não saiba sobre a TIME

Time, 2 de Janeiro de 1939: Hitler personalidade do ano

Da capa com Salazar às raras vezes em que a moldura não foi vermelha

1- O número de capas catalogadas no site oficial da revista é atualmente de 4675. Podem ser consultadas uma a uma, desde a mais antiga, a 3 de março de 1923, à mais recente, com Oscar Pistorius. Os conteúdos estão acessíveis a subscritores, que também podem comprar versões emolduradas de qualquer uma das primeiras páginas.

2- Salazar foi capa da revista, em Julho de 1946. Uma imagem do ditador português, associado a uma maçã podre, identificava-o como o ditador há mais tempo no poder - e continuaria a comandar Portugal por mais 22 anos anos. A revista teve mais capas alusivas à Portugal, por exemplo durante o PREC, ou a propósito das mães de Bragança.

3- Um incidente gráfico recorrente na história da revista: a letra «M», do cabeçalho, sobreposta à cabeça da personalidade retratada na capa resulta, muitas vezes, na ilusão de que esta tem chifres. Um maná para os fanáticos religiosos e satanistas. Figuras como Obama, Clinton, Rockfeller, Newt Gingrich, OJ Simpson, Thatcher, Putin ou Ahmadinejad. Nem sempre terá sido por acaso.

4- O ex-presidente Richard Nixon é o homem mais vezes retratado na capa (55), considerando apenas a edição regular nos EUA. Barack Obama já superou esse total (78), mas só graças às várias edições internacionais e comemorativas. No ranking de presenças habituais, só 18 pessoas apareceram mais do que dez vezes, sendo presidentes ou políticos norte-americanos, na esmagadora maioria. As três exceções são Mikhail Gorbachev, Saddam Hussein e Josef Estaline.

5- Em 31 de dezembro de 1999, a revista procedeu à eleição da personalidade do século XX. Albert Einstein foi o escolhido, à frente de Franklin Roosevelt e do Mahatma Ghandi. Curiosamente, Einstein nunca tinha sido Figura do Ano.

6- A partir de 2004, a revista passou a fazer uma lista anual das 100 pessoas mais influentes do Mundo. A recordista de nomeações foi a apresentadora de TV Oprah Winfrey, que só deixou de figurar na lista em 2012. Obama e Hillary Clinton, com sete nomeações cada, surgem a seguir.

7- Só em 1994, 71 anos depois da fundação, a revista teve uma coluna de opinião assinada por uma mulher. A honra coube à jornalista Margaret Carlson, que integrou os quadros da revista em 1988 e, seis anos depois, quebrou um dos últimos tabus, antes de sair em 2005, para a Bloomberg.

8- A eleição de Figura do Ano, feita anualmente desde 1927 até à atualidade, obedece a um critério de relevância noticiosa, e não de mérito, o que explica escolhas polémicas, como a de Hitler, em 1938. Só por seis vezes, em 86 anos, a escolha incidiu em mulheres. Wallis Simpson (1936), Isabel II (1952) e Corazon Aquino (1986), foram escolhas individuais. Soong May-Ling, mulher do líder da China independentista, Chiang Kai-Chek foi escolhida em conjunto com o marido, em 1937. Em 1975 a escolha foi coletiva, incidindo sobre a Mulher Americana. E voltou a sê-lo em 2002, recaindo sobre as Denunciantes, três mulheres que denunciaram fraudes e mau funcionamento de instituições importantes nos EUA.

9- Franklin Roosevelt é a única personalidade escolhida por três vezes como Figura do Ano. A lista dos que repetiram é composta quase exclusivamente por presidentes dos EUA: Obama, Bush, Reagan, Nixon, Johnson, Truman e Eisenhower. O general Marshall, autor do plano de resgate económico à Europa depois da II Guerra, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o líder soviético Josef Estaline foram os não-presidentes com duas nomeações.

10- Desde que, em 1927, a TIME passou a usar a moldura vermelha em redor da imagem de capa como elemento de identidade gráfica, só por quatro vezes admitiu exceções. Em 2001, a seguir aos ataques de 11 de setembro, a revista assumiu o negro, em sinal de luto. Em 2008, um especial dedicado ao ambiente foi enquadrado por barras verdes. O prateado foi usado em 2011, nos 10 anos do 11 de setembro, e em 2012, assinalando a reeleição de Obama como homem do ano.
Continue a ler esta notícia