Coreia do Norte prepara guerra iminente contra o Sul e EUA - TVI

Coreia do Norte prepara guerra iminente contra o Sul e EUA

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (Reuters)

Notícia avançada pelo jornal do regime

Relacionados
A Coreia do Norte declarou, esta segunda-feira, «completamente nulo» o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950/1953) e assegurou, através do diário Rodong Sinmun, que prepara uma guerra iminente contra a Coreia do Sul e Estados Unidos.

«Agora é o momento da batalha final», refere o jornal do regime após declarar inválido, como anunciou na semana passada, o cessar-fogo vigente há seis décadas.

Em editorial, a publicação assegura que «ninguém pode prever» o que vai acontecer na região, onde a tensão permanece muito alta nos últimos dias.

A Coreia do Norte cortou também neste dia a única linha de comunicação entre as duas Coreias situada na aldeia de Panmunjom, depois de a Coreia do Sul e dos Estados Unidos terem iniciado manobras militares conjuntas, revelou um porta-voz do Ministério da Unificação.

Responsáveis do Ministério tentaram, sem êxito, estabelecer uma ligação telefónica o que indica que, tal como tinha ameaçado na semana passada, a Coreia do Norte desligou a única via de comunicação com o Sul, utilizada geralmente para assuntos urgentes entre ambos os países, acrescentou.

O regime de Kim Jong-un tinha dito que hoje, no dia em que se iniciam as manobras «Key Resolve» entre Seul e Washington, cortaria a linha de Panmunjom e anularia o acordo de cessar-fogo que pôs fim à guerra na península coreana que decorreu entre 1950 e 1953.
Continue a ler esta notícia

Relacionados