Coreia do Sul: ordem para «responder com força» ao Norte - TVI

Coreia do Sul: ordem para «responder com força» ao Norte

Ameaças são tidas como sérias e país está pronto a reagir

A Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, ordenou ao exército para que «responda com força» e sem ter em conta «considerações políticas» a um eventual ataque por parte da Coreia do Norte.

«No caso da ocorrência de qualquer provocação contra os nossos cidadãos e contra o nosso país devemos responder com força logo na fase inicial, independentemente de considerações de foro político», afirmou Park Geun-hye, numa reunião com o seu ministro da Defesa, Kim Kwan-jin.

«A razão de ser das Forças Armadas é a proteção do país e do povo das ameaças», disse a chefe de Estado, que somente um mês depois de ocupar oficialmente o cargo se vê a braços com uma das maiores crises dos últimos anos a afetar as relações entre o Sul e o Norte.

Esta ordem surge no mesmo dia que em que se conhecem detalhes sobre o futuro plano de emergência para neutralizar um possível ataque da vizinha Coreia do Norte através de um novo sistema antimíssies e novos satélites espiões. O sistema permitirá ao Exército do país lançar uma ação preventiva de defesa se a Coreia do Norte mostrar sinais de um ataque iminente, seja nuclear ou com mísseis convencionais.
Continue a ler esta notícia