UE: Sarkozy pondera referendo à Turquia - TVI

UE: Sarkozy pondera referendo à Turquia

Sarkozy

Em entrevista, presidente diz que «a Turquia não é na Europa», mas admite referendo

Relacionados
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou esta quinta-feira que, se a questão se colocar, fará um referendo acerca da entrada da Turquia na União Europeia, recordando a sua oposição à adesão numa entrevista televisiva que assinalou o seu primeiro ano no Eliseu, noticia a Lusa.

«Sempre me opus à entrada da Turquia» na União Europeia, «a Turquia não é na Europa», afirmou Sarkozy, esclarecendo que pondera o uso do referendo neste caso concreto mas não o pretende tornar regra para todas as futuras adesões.

Na mesma entrevista, Sarkozy afirmou que vai pressionar a União Europeia para alcançar um consenso sobre um boicote à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em Pequim. O Chefe de Estado francês acrescentou que a França encoraja as autoridades chinesas a restabelecerem o diálogo com o Dalai Lama, líder espiritual tibetano, até Agosto, data das Olimpíadas e altura em que a França estará na Presidência da UE.

Sarkozy sugeriu mesmo que poderá alterar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em resposta à acção da China contra os manifestantes no Tibete. Na intervenção televisiva, o presidente francês reconheceu ainda ter cometido «erros» durante o primeiro ano de presidência e pediu aos eleitores para só o julgarem no fim dos cinco anos de mandato.

No balanço do primeiro ano de governação, cinco jornalistas de televisão fazem hoje uma entrevista de 90 minutos ao presidente francês em directo, a partir do Eliseu. Nicolas Sarkozy foi eleito presidente à segunda volta a 06 de Maio, com 53 por cento dos votos, impondo-se à concorrente socialista Ségolène Royal na sucessão a Jacques Chirac.
Continue a ler esta notícia

Relacionados