Corrupção: Berlusconi absolvido - TVI

Corrupção: Berlusconi absolvido

  • Portugal Diário
  • 26 out 2007, 18:56

Supremo Tribunal italiano confirmou a absolvição do ex-primeiro-ministro

Relacionados
O Supremo Tribunal italiano confirmou hoje a absolvição do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi relativamente a um suposto crime de corrupção no processo de venda fracassada da sociedade agro-alimentar SME, nos anos 80, noticia a Lusa.

Esta decisão manteve o veredicto de 27 de Abril no Tribunal de recurso de Milão, que também absolveu o actual líder da oposição. Berlusconi foi acusado pela Procuradoria-Geral de Milão de ter subornado juízes com o objectivo de bloquear a venda do grupo SME ao empresário Carlo De Benedetti.

A acusação principal baseou-se numa transferência de 430.000 dólares (302.000 euros) das contas de Cesare Previti, amigo pessoal advogado de Berlusconi, para o juiz Renato Squillante, responsável pela decisão sobre a venda da SME.

O caso SME teve lugar dez anos antes de Berlusconi estar envolvido em política e liderar o partido conservador, quando o magnata dos media estava interessado na compra da SME.

Na batalha sobre o grupo agro-alimentar, os juízes decidiram em 1985 a favor de Berlusconi, ao bloquearem a venda da SME a Carlo De Benedetti.No final, a empresa não foi vendida a qualquer dos grupos, acabando, mais tarde, por ser dividida em várias fracções.

Berlusconi foi absolvido do crime de corrupção em primeira instância, em 2004, devido à prescrição do delito, segundo o tribunal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados