Novo Papa deve ter papel na «reconstrução do rosto da Igreja» - TVI

Novo Papa deve ter papel na «reconstrução do rosto da Igreja»

Sucessor de Bento XVI deve ser «os braços abertos de um pai que acolhe», disse o cardeal-patriarca de Lisboa

O cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo, disse que o futuro Papa deve ter um papel fundamental na «reconstrução do rosto da Igreja».

«O futuro Papa tem um papel que esperamos muito grande na reconstrução do rosto da Igreja», afirmou o cardeal português, numa homilia na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, citado pela SIC.

José Policarpo, que terá direito a voto na eleição do futuro líder da Igreja no Conclave que arranca terça-feira, afirmou também que a Igreja Católica deve ser «cada vez mais a casa da conversão e do perdão» e que o sucessor de Bento XVI deve ser «os braços abertos de um pai que acolhe».

Após a renúncia histórica de Bento XVI, anunciada a 11 de fevereiro e efetiva desde 28 de fevereiro, o conclave que vai eleger o novo chefe da Igreja Católica começa na terça-feira.

O patriarca de Lisboa, José Policarpo, será o 32.º cardeal a votar no conclave, segundo a «ordem de precedência», disposição utilizada em procissões, votação e juramentos relacionados com o período de «Sé vacante», de acordo com a agência Ecclesia.

O cardeal Manuel Monteiro de Castro ocupa o 104.º lugar nesta lista. O outro cardeal português, José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, não participa no conclave por ter mais de 80 anos.
Continue a ler esta notícia