Saara Ocidental: Incidentes são provocados por «desordeiros», diz embaixadora - TVI

Saara Ocidental: Incidentes são provocados por «desordeiros», diz embaixadora

Internacional

Embaixadora em Portugal garante que Marrocos continua a procurar uma «via pacífica» para o conflito

A embaixadora de Marrocos em Portugal considera que os incidentes de segunda-feira no acampamento saarauí de Gdeim Izik foram provocados por «desordeiros» que querem desestabilizar Marrocos sempre que há negociações sobre o Saara Ocidental sob a égide da ONU.

«Isto corresponde a um calendário dirigido pela Argélia através da Frente Polisário sempre que há negociações na ONU», afirmou Karima Benyaich em entrevista à Lusa.

A terceira ronda informal de negociações entre Marrocos e a Polisário sobre o futuro do Saara Ocidental, antiga colónia espanhola, arrancou segunda-feira, em Long Island, perto de Nova Iorque.

Neste momento, «toda a situação está controlada», afirmou a embaixadora, adiantando que não há desaparecidos.

«Marrocos é um país aberto, por isso temos tanta informação, ao contrário do que acontece em Tindouf», nos campos de refugiados saarauís na Argélia.

Karima Benyaich disse que Marrocos continua a procurar uma «via pacífica» para este conflito, considerando-o «artificial» e causado pela Argélia, país que apesar de ter uma região saariana cinco vezes maior do que a de Marrocos, quer ter «uma abertura para o Atlântico».

Entrevista a Aminatu Haidar: «Onde estão os 160 desaparecidos de El Aaiun?»
Continue a ler esta notícia