Brasil: temporal já matou mais de 90 pessoas - TVI

Brasil: temporal já matou mais de 90 pessoas

Derrocadas causaram ainda dezenas de feridos e vários desaparecidos. Estado está em alerta máximo

O temporal que desde esta segunda-feira assolada o estado do Rio de Janeiro, no Brasil, já matou 95 pessoas e fez dezenas de feridos. Segundo as autoridades locais, entre os locais mais atingidos estão Niterói, com 41 vítimas mortais e 21 feridas e a cidade do Rio, com 33 mortos e 52 feridos.

Há ainda vários desaparecidos devido aos deslizamentos de terra e enxurradas, e as autoridades já conseguiram resgatar com vida mais de 270 pessoas.

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio recuperou quase 100 veículos que estavam atolados nas ruas da cidade.

Há mais de 24 horas que não pára de chover e por isso o estado está em alerta máximo. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, já confirmou que vai decretar o estado de emergência no Estado devido ao temporal e o prefeito já apelou à população para que não saia de casa.

Lula pede a populações que estejam em zona de risco que saiam de casa

O presidente brasileiro, Lula da Silva, apelou a que as pessoas que estão em áreas de risco das fortes chuvadas que se abateram sobre a região do Rio de Janeiro abandonem as suas casas.

Citado pelo site do estado de São Paulo, Lula da Silva disse: «Por favor, saiam. É preciso que as pessoas estejam vivas para enfrentar o problema. Contra as intempéries, não há ser humano que possa enfrentar, quando são muito grandes».

O presidente, que chegou na segunda feira à noite ao Rio de Janeiro, realçou ainda que foi informado sobre o facto de esta ser «a pior enchente do Rio de Janeiro, pior do que a de 1966, a de 1988 e a de 1996».

Veja aqui os relatos dos portugueses no Rio de Janeiro



Continue a ler esta notícia