Temporal em Espanha faz um ferido - TVI

Temporal em Espanha faz um ferido

  • Portugal Diário
  • 11 mar 2008, 16:15
Mau Tempo em Espanha

Galiza, Cantábria, Astúrias e País Basco são as regiões mais afectadas

Relacionados
O temporal que assola a costa espanhola com fortes rajadas de vento e grandes ondas semeou a destruição em San Sebastián, no País Basco, e afundou, pelo menos, meia centena de embarcações do Porto Desportivo, segundo informaram fontes municipais ao site espanhol 20Minutos. As mesmas fontes afirmaram que a zona litoral se encontra destruída. Na Corunha, um homem de 33 anos sofreu um traumatismo cranioencefálico ao cair da Ponta Hermínia com a força de uma onda.

A água atingiu as ruas adjacentes ao porto, em San Sebastian, e causou danos até na câmara municipal. A força da água derrubou candeeiros e contentores do lixo, que, por sua vez, danificaram vários veículos. Algumas garagens e pisos térreos de edifícios ficaram também inundados. O conselho municipal está a determinar os danos causados pelo forte temporal.

Segundo a agência basca de meteorologia, Euskalmet, o temporal no País Basco irá retroceder gradualmente entre o meio-dia desta terça-feira e o final da tarde de quinta-feira.

França: mau tempo já causou dois mortos

Durante o dia de segunda-feira registaram-se ondas de mais de oito metros e ventos de 100 quilómetros por hora na faixa cantábrica. O temporal está a afectar especialmente a Galiza, Cantábria, Astúrias e País Basco. A Polícia Local viu-se obrigada a cortar o acesso a alguns pontos dos passeios de Gijón (nas Astúrias) pelo segundo dia consecutivo e na segunda-feira as ondas arrancaram uma escultura de aço com várias toneladas de peso.

No centro da Península o vento também atingiu com força a zona de Madrid. Esta segunda-feira o vento derrubou uma escultura com cerca de cinco metros de altura situada no passeio da Estação de Getafe e os serviços de emergência tiveram de atender, em apenas quatro horas, um total de 69 incidentes.

O prognóstico meteorológico para esta terça-feira prevê que o vento continue a assolar com mais força Navarra, Aragão e la Rioja, o litoral Cantábrico oriental e sudeste peninsular.
Continue a ler esta notícia

Relacionados