Um metro e meio de granizo em Bogotá (fotos) - TVI

Um metro e meio de granizo em Bogotá (fotos)

  • Portugal Diário
  • 4 nov 2007, 19:50
Granizo em Bogotá (EPA)

Colômbia: carros ficaram soterrados e telhados abateram-se

Relacionados
Uma invulgar chuva de granizo atingiu a capital da Colômbia, Bogotá, na última noite. Há registo de dezenas de veículos soterrados no gelo, que atingiu um metro e meio de altura.

De acordo com a edição electrónica do jornal colombiano El Tiempo, os bombeiros continuam os trabalhos de remoção do granizo, cujo peso fez cair o tecto de um parque de estacionamento, numa das avenidas mais atingidas, sobre «40 a 50 veículos».

Os telhados de vários edifícios ainda continuam com uma pesada camada de gelo por cima, o que obrigou a arrombamentos por parte das forças de segurança para libertar as habitações.

Há registo ainda de várias derrocadas de telhados que não sustiveram o peso do gelo. Os habitantes de várias zonas da cidade estão a enfrentar inundações.

O jornal El Espectador, que descreve esta como uma «granizada histórica», relata que vários carros ficaram completamente congelados e recordou que as fortes chuvas deste ano já causaram a morte a mais de 90 pessoas na Colômbia, deixaram desalojadas 800 mil e destruíram 2200 habitações.

A agricultura também se tem ressentido do mau tempo, com milhares de hectares de culturas e pastos destruídos.

O Instituto de Estudos Ambientais do país alertou que as chuvas deverão prologar-se até Janeiro de 2008.

No mês passado, morreram pelo menos 13 pessoas, devido a inundações e deslizamentos de terras.
Continue a ler esta notícia

Relacionados