Obesidade aumenta risco de cancro nas mulheres - TVI

Obesidade aumenta risco de cancro nas mulheres

  • Portugal Diário
  • 7 nov 2007, 16:58

Caminhar diariamente e estar de pé são recomendações de prevenção da doença

Relacionados
A obesidade aumenta substancialmente o risco de desenvolver dez dos dezassete tipos de cancro mais comuns nas mulheres, sobretudo com a chegada da menopausa, revela um estudo publicado pela Associação Médica da Grã-Bretanha, noticia a Lusa.

No estudo, os autores examinaram 45 mil casos de cancro em cerca de um milhão de mulheres no espaço de sete anos, relacionando seis mil deles ao excesso de peso.

O estudo atribui ao excesso de peso 51 por cento dos casos de cancro uterino e 48 por cento dos endocarcinomas do esófago, o que significa que essas enfermidades poderiam ter sido prevenidas com uma melhor dieta e exercício físico.

Outros tipos de cancro estão menos relacionados com a obesidade, e assim só entre 10 e 20 por cento dos casos de mielomas múltiplos, do cancro renal, de leucemia e de cancro do pâncreas analisados podem atribuir-se ao excesso de peso.

Ainda segundo os autores do estudo, a obesidade explica aproximadamente seis mil dos 120 mil novos casos de cancro que se registam anualmente entre as mulheres com mais de 50 anos. E cerca de dois terços desses seis mil casos são cancros do útero e da mama.

Os cientistas chegaram à conclusão que o excesso de peso aumenta o risco de cancro da mama e do intestino apenas depois da menopausa.

A organização britânica Cancer Research recomenda que se coma todos os dias aproximadamente à mesma hora e sem pressas, que se reduza a ingestão de gorduras e que se aumente o consumo de frutas e legumes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados