Autocarros e metro só para mulheres... - TVI

Autocarros e metro só para mulheres...

  • Portugal Diário
  • 25 jan 2008, 11:00
[Arquivo]

Na Cidade do México, para evitar casos de abuso sexual

Relacionados
O Governo da Cidade do México começou a fretar autocarros exclusivos para mulheres nas estradas mais concorridas da capital, o que foi recebido com entusiasmo pela beneficiárias, cansadas do constantes assédio que sofrem por parte dos homens, noticia o jornal «El Universal».

Segredo oculto revelado na Cidade do México

México pode aprovar «morte voluntária»

O objectivo das autoridades é aplicar a medida, ainda em teste, e perceber qual terá de ser a sua frequência, horários e número de veículos necessários, tendo em vista ampliar posteriormente a iniciativa a treze linhas em toda a cidade.

Segundo fontes da direcção da Rede de Transportes de Passageiros, o Governo adoptou a iniciativa na sequência de várias queixas desesperadas feitas por várias mulheres contra homens.

Trata-se, de qualquer forma, da sequência de outras medidas de separação de sexo já existentes na Cidade do México, como acontece no metro. No futuro, também os táxis poderão sofrer este tipo de alterações, sempre que sejam conduzidos por mulheres.

Outros casos

Recentemente, o Brasil também adoptou a separação de géneros nos transportes públicos devido ao assédio sexual. Seguindo ideias aplicadas no México, Japão e Filipinas, o Rio de Janeiro passou a utilizar vagões exclusivos para mulheres há cerca de um ano e meio.

Um dos maiores problemas que surgiu foi em relação aos casais. «Tivemos que sair do vagão, estamos com compromisso e hora marcada», reclamou uma mulher na altura em declarações ao «Estado de São Paulo». Uma situação que já tem solução no México, onde fiscais controlam constantemente a separação e onde os casais só podem ficar juntos se a mulher aceitar estar no vagão de homens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados