Ciudad Juárez: polícias confrontam-se para deter quatro comandantes - TVI

Ciudad Juárez: polícias confrontam-se para deter quatro comandantes

  • tvi24
  • Miguel Cabral de Melo
  • 9 ago 2010, 14:21
Ciudad Juarez

Ligações aos cartéis de droga geram revolta entre os agentes federais

Relacionados
No México, quatro comandantes da polícia federal foram detidos por suspeita de corrupção e ligação aos poderosos cartéis do tráfico de droga que assola Ciudad Juárez. A detenção chegou a resultar em confrontos entre polícias.

Foram momentos de alta tensão entre dois grupos de polícias federais na mais perigosa das cidades mexicanas. Um dos grupos tentava proteger o comandante Salomon Romero.

O grupo maior e mais exaltado queria impedir que Romero abandonasse o hotel onde se encontrava, a menos que fosse para ser detido. A maioria destes polícias diz que Romero é um corrupto a soldo dos cartéis do tráfico de droga, e que não olha a meios para se livres dos agentes que não se encaixam nos seus esquemas.

Os dois grupos de polícias envolveram-se em confrontos. Um deles ficou ferido, sendo levado de maca.

Mas o grupo maioritário lá conseguiu tirar o comandante Romero do hotel e detê-lo. A direcção da polícia diz que ele e outros três oficiais foram transferidos para a Cidade do México, estão suspensos e a ser investigados por possível conduta irregular.

No quarto de hotel do comandante Romero, os seus subordinados encontraram armas e droga, incluindo marijuana e cocaína, que os polícias dizem ser usadas pelo comandante para incriminar os polícias não cooperantes com o esquema de corrupção. Uma corrupção entranhada, apesar de Ciudad Juárez ter um contingente de cinco mil polícias federais, isto é, agentes que vêm de outras partes do México.

Desde que o presidente Felipe Calderón lançou uma política de combate aberto aos senhores da droga, há três anos, mais de 28 mil pessoas foram mortas. Só em Ciudad Juárez e só este ano, já houve 1700 assassinatos, um aumento de cinquenta por cento em relação ao ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados