Chile: mineiros serão resgatados um a um - TVI

Chile: mineiros serão resgatados um a um

Operação deverá demorar duas horas por cada socorrido

Relacionados
Os 33 mineiros bloqueados desde o início de Agosto numa mina chilena serão resgatados um a um, com recurso a uma cabine rígida, depois de preparados por salvadores, que descerão para junto deles, prevê o plano de resgate.

Os socorristas e engenheiros que divulgaram o plano acrescentaram que serão resgatados por um poço com 702 metros de profundidade e 66 centímetros de diâmetro, que ainda vai ser furado.

Esta operação deverá demorar três a quatro meses, após o que os mineiros serão resgatados, um a um, o que deverá demorar duas horas por cada socorrido, segundo o diário «El Mercurio».

Os engenheiros começaram a perfurar o poço esta segunda-feira com a máquina Strata 950. A operação não deverá terminar antes do Natal e contará com a ajuda dos próprios mineiros, encarregados de irem tirando as rochas e escombros que caírem em consequência da perfuração.

O ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, negou a possibilidade de salvar os trabalhadores em 30 dias, embora tenha admitido que estão a ser estudadas alternativas.

Fontes oficiais citadas pela AFP garantem que alguns trabalhadores estão com problemas de pene e com sinais de depressão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados