Kosovo: quatro dezenas de polícias da ONU feridos - TVI

Kosovo: quatro dezenas de polícias da ONU feridos

  • Portugal Diário
  • HB
  • 17 mar 2008, 18:06

Distúrbios registaram-se na parte sérvia da cidade de Mitrovica

Relacionados
Os incidentes violentos que se registaram esta segunda-feira na cidade kosovar de Mitrovica provocaram ferimentos em 27 polícias polacos e 14 ucranianos, ao serviço da Missão das Nações Unidas no território (UNMIK).

De acordo com a última actualização feita pelo porta-voz das autoridades polacas, citada pela agência AFP, 16 dos 27 feridos foram hospitalizados. Contudo, nenhum dos agentes se encontra em estado grave.

A agência Reuters aponta que o ministro do Interior ucraniano, Yuri Lutsenko, adiantou que 14 polícias do seu país, ao serviço da ONU, ficaram feridos depois de terem sido atacados.

Kosovo: «Meses de saudade»

Kosovo: 126 militares chegaram ao território

Um porta-voz das forças da NATO no território (Kfor) revelou que oito soldados franceses também ficaram feridos depois de terem sido atacados com «granadas, pedras e cocktails molotov».

As tropas franceses dizem ter respondido com «tiros para o ar», para dissuadir os atacantes.

Segundo a agência noticiosa Kosova Live, os elementos policiais da UNMIK chegaram a ter que retirar-se da zona do principal tribunal da cidade, que havia sido ocupado por manifestantes, que pretendem que a sua jurisdição passe da ONU para Belgrado.

Porém, com auxílio das tropas da NATO, o controlo dessa zona foi restabelecido.

A agência kosovar refere que a multidão conseguiu libertar 21 indivíduos que se encontravam detidos na instituição judicial.

A agência Reuters, citando meios de comunicação sérvios, aponta que cerca de 70 civis ficaram feridos nestes incidentes.

Mitrovica é uma cidade situada no norte do Kosovo, dividida pelo rio Ibar. No sul é habitada por kosovares albaneses, na outra margem por sérvios.

O contingente português de 290 militares presente no território, que desempenha funções de reserva táctica da Kfor, pode actuar em todo o Kosovo.

Neste momento, as tropas estão aquartelas em Pristina, mas entre 19 de Fevereiro e 8 de Março, estiveram destacadas em Mitrovica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados