China: sobreviventes em pânico com anúncio de forte réplica - TVI

China: sobreviventes em pânico com anúncio de forte réplica

Terramoto (arquivo)

Sismo de grau 8 matou mais de 32 mil pessoas. Autoridades prevêem réplica de grau 7 para hoje

Relacionados
O anúncio de que uma forte réplica de até 7 graus de magnitude na escala aberta de Richter pode sacudir esta terça-feira a zona devastada pelo terramoto na China gerou pânico nas últimas horas entre os sobreviventes da tragédia, noticia a agência EFE, que cita a agência oficial de notícias Xinhua.

Após o anúncio, os moradores de Wenchuan, uma zona devastada pelo sismo de magnitude 8 da passada segunda-feira, fugiram apavorados de casa, levando cobertores, móveis e utensílios.

Em Chengdu, a capital da província, as pessoas decidiram fugir imediatamente de carro, o que congestionou as estradas e postos de gasolina da região. Muitos moradores passaram a noite acordados e permaneceram alertas e preparados para fugir das tendas de campanha em que vivem provisoriamente.

A mesma reacção de pânico diante do anúncio da réplica foi registrada nas restantes localidades da província de Sichuan, onde aconteceu o epicentro do sismo, e em Guizhou e Chongqing.

«Tivemos de responder a centenas de chamadas a partir das 22 horas, quando foi anunciada a possibilidade de uma forte réplica», assinalou Chen Benjin, responsável pelo centro sismológico de Guizhou.

Esta semana tem sido marcada pelas operações de resgate que, mesmo oito dias depois, têm encontrado sobreviventes nos escombros. Mas a terra não tem parado de tremer, não dando descanso a quem o primeiro sismo poupou a vida.
Continue a ler esta notícia

Relacionados