Paquistão: libertado funcionário da ONU raptado há dois meses - TVI

Paquistão: libertado funcionário da ONU raptado há dois meses

Internacional

Grupo separatista ameaçou várias vezes matar o norte-americano

Relacionados
Um funcionário norte-americano da ONU, John Solecki, raptado há dois meses no sudoeste do Paquistão, foi libertado este sábado, anunciaram a polícia paquistanesa e uma porta-voz das Nações Unidas, noticia a Lusa.

«John Solecki foi encontrado. Está são e salvo», declarou Asif Nawaz Janjua, da polícia paquistanesa.

«Posso confirmar que foi libertado. A libertação ocorreu 50 quilómetros a sul de Quetta», disse a porta-voz da ONU no Paquistão, Jennifer Pagonis.

Segundo a mesma porta-voz, John Solecki está «muito cansado, mas parece estar bem».

Solecki, do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, fora raptado a 2 de Fevereiro, em Quetta, na província do Baluquistão, tendo o seu motorista sido morto na ocasião.

Um grupo separatista local reivindicou o sequestro e ameaçou várias vezes matar o refém.

«Alívio» de Guterres

Em Genebra, o Alto-Comissário para os Refugiados, António Guterres, também manifestou, em comunicado, o seu «alívio» por John Solecki estar são e salvo. António Guterres agradeceu a todos os que contribuíram para a libertação.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já se afirmou «muito satisfeito» com a libertação e agradeceu os esforços feitos nesse sentido pelos presidentes do Paquistão e do Afeganistão.

«Estou muito satisfeito que John Solecki tenha sido libertado. Quero partilhar este momento com a sua família e os seus colegas da ONU», disse Ban aos jornalistas em Paris, à margem de um encontro com o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner.
Continue a ler esta notícia

Relacionados