Vulcão: aeroportos europeus condicionados - TVI

Vulcão: aeroportos europeus condicionados

Voos britânicos foram retomados (EPA/GERRY PENNY)

Itália fechou parte do espaço aéreo do norte e a França vai registar perturbações aos longo do dia

Relacionados
Artigo actualizado às 16h03

As autoridades italianas anunciaram o encerramento de parte do espaço aéreo do norte do país entre 6:00 e 12:00 TMG (7:00 e 13:00 em Lisboa), mas o ministro dos Transportes aponta a possível abertura para mais tarde, escreve a Lusa.

A autoridade de aviação civil (ENAC) indicou em comunicado que o encerramento abrange grande parte do norte do país, incluindo os dois aeroportos de Milão, Malpensa e Linate.

Os aeroportos de Veneza, Trieste e Rimini, situados em regiões turísticas, não foram afectados.

Espanha

O tráfego aéreo volta progressivamente ao normal nos aeroportos do norte de Espanha enquanto em França vai registar perturbações no decorrer do dia.

Quatro aeroportos do norte de Espanha vão manter-se encerrados pelo menos até às 14:00 TMG (15:00 de Lisboa) devido à presença de cinzas, anunciou a autoridade de controlo aéreo.

Os aeroportos de Santiago de Compostela, Vigo e Coronha, que deveriam reabrir às 09:00 TMG, mantêm-se encerrados. No caso de Salamanca, que reabriu depois de algumas horas sem operação no sábado, foi novamente encerrado às 09:00 TMG (10:00 de Lisboa), explicou a Aena, em comunicado.

França

Cerca de 70 voos, principalmente com destino ao norte de Itália e Portugal, foram cancelados em França em diversos aeroportos, mas o espaço aéreo francês não foi ainda afectado pela nuvem de cinzas.

Os aeroportos afectados e onde se registou o cancelamento de voos são os de Paris, de Nice, Lion, Bordéus e Toulouse.

De acordo com as fontes aeroportuárias, cerca de trinta voos foram anulados nos aeroportos de Paris, vinte no aeroporto de Nice e outros 18 foram suprimidos no aeroporto de Lion, o que representa «menos de cinco por cento do tráfego aéreo».

Em Toulouse, apenas um voo ida e volta da companhia Easyjet foi cancelado, enquanto quatro voos foram anulados no aeroporto de Bordéus.

Áustria e Croácia

Também os espaços aéreos austríaco e croata estão parcialmente encerrados. A Austro Control, autoridade austríaca da navegação aérea, indicou que os aeroportos que terão suas operações afectadas até a manhã de segunda-feira são os de Viena, Innsbruck, Salzburgo e Linz.

O tráfego aéreo também foi parcialmente encerrado na Croácia e dois aeroportos na costa do Mar Adriático foram fechados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados