Hezbollah está a comprar armamento - TVI

Hezbollah está a comprar armamento

  • Portugal Diário
  • 4 mar 2008, 08:57
Discurso do líder libanês do Hezbollah

Isarel entregou relatório à ONU com dados sobre o tema

Relacionados
Israel denunciou que o Hezbollah está a restabelecer o seu armamento, incluindo 10 mil foguetes de longo alcance e 20 mil de curto alcance, no sul do Líbano, informou o secretário-geral da ONU num relatório entregue ao Conselho de Segurança, escreve a Lusa.

Embora o relatório não confirme a denúncia de Israel, Ban Ki-moon reiterou a sua preocupação sobre as declarações públicas do Hezbollah e as notícias persistentes de falhas no embargo da ONU às armas, que proíbe qualquer transferência de armas para a milícia xiita libanesa.

Ban Ki-moon expressou também preocupação com as «ameaças de uma guerra aberta contra Israel» da responsabilidade do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

Planeavam matar «ministros e judeus»

Morreu líder do Hezbollah

Nasrallah acusou Israel de querer começar o novo ano assassinando o líder máximo do Hezbollah e alertou que seria uma guerra perdida para o estado judeu.

Israel negou estar envolvido no atentado à bomba em Damasco, na Síria, a 12 de Fevereiro, que matou um responsável do Hezbollah, Imad Mughnieh.

O relatório de Ban Ki-moon focou-se na aplicação da resolução da ONU de um cessar-fogo, que pôs fim a uma guerra de 34 dias entre Israel e o do Hezbollah, em Agosto de 2006.

«Notícias de que o Hezbollah está a restabelecer o armamento é uma grande preocupação, um desafio sério à soberania, estabilidade e independência do Líbano», indicou Ban Ki-moon.
Continue a ler esta notícia

Relacionados