Pancadaria dentro e fora do parlamento da Macedónia - TVI

Pancadaria dentro e fora do parlamento da Macedónia

  • user generico maisfutebol
  • PC
  • 24 dez 2012, 17:55

Orçamento foi aprovado com oposição na rua

A votação do Orçamento na Macedónia aconteceu nesta segunda-feira por entre cenas de pancadaria, dentro e fora do parlamento. O documento foi aprovado, mas já com apenas cerca de metade dos deputados presentes, pois a oposição estava na rua.

O Orçamento da Macedónia para 2013 é de 140 mil milhões de dinares (pouco mais de 112 mil milhões de euros) e prevê um défice de 3,5% do PIB com um crescimento da economia de 2%.

A oposição pretendia um corte a rondar os 200 milhões de euros em altura de crise económica e, na sequência da recusa do governo, submeteu cerca de mil alterações ao documento antes da votação.

Foi neste cenários que partidários do governo e da oposição se juntaram no exterior do parlamento e deram forma ao antagonismo em confrontos marcados pelo arremesso de pedras e garrafas.

Este ambiente transmitiu-se ao interior do parlamento e a oposição tentou impedir um debate sobre um orçamento que considera «devasso», como relata a agência Reuters.

As escaramuças entre deputados levaram as forças de segurança a, primeiro, retirarem o presidente da assembleia macedónia do local e, depois, a mandarem para fora da sala os deputados da oposição, que se juntaram na rua aos seus apoiantes.

Com apenas cerca de metade dos 120 deputados macedónios presentes, o Orçamento foi aprovado numa votação de 64 votos a favor e quatro contra.

O líder da oposiçã social-democrata, Branko Crvenkovski, acusou o governo de centro-direita liderado por Nikola Gruevski de suspender a democracia.

«A partir de hoje, a Macedónia não tem constituição, não tem parlamento, não tem governo. Temos um regime ditatorial um lado e o povo no outro», disse Crvenkovski citado pela reuters fazendo uma promessa aos seus apoiantes: «A partir de amanhã vamos começar uma campanha de desobediência civil.
Continue a ler esta notícia