EUA: Hillary ganha primárias do Novo México - TVI

EUA: Hillary ganha primárias do Novo México

  • Portugal Diário
  • 15 fev 2008, 00:35

Depois de um complicado processo de recontagem que demorou quase dez dias

Relacionados
O Partido Democrata do Novo México declarou quinta-feira como vencedora das primárias no Estado a senadora Hillary Clinton, depois de um complicado processo de recontagem dos votos que demorou quase dez dias.



Brian Colon, um responsável do Partido Democrata local fez o anúncio depois de uma maratona de contagem à mão de 17.000 votos provisórios que tinham sido dados aos eleitores a 05 de Fevereiro devido às longas filas e à falta de boletins de voto.



O Novo México foi um dos 24 Estados que realizaram as suas primárias a 05 de Fevereiro, conhecida como a «super terça-feira».



Clinton venceu com 73.105 votos, contra 71.396 para o senador do Illinois (Norte) Barack Obama, disse Brian.



Segundo Clinton, este resultado permite-lhe ganhar 14 delegados, contra 12 para Obama, na perspectiva da convenção do Partido Democrata oficialmente encarregue de designar o candidato democrata às presidenciais de Novembro no final de Agosto em Denver (Colorado, ocidente).



Clinton pode agora reivindicar a vitória em 12 Estados, contra 22 para Obama que a ultrapassa também em número de delegados, com um total estimado de 1.289 delegados para Obama e 1.237 para Clinton, segundo o site internet independente RealClearPolitics.



«Estou muito orgulhosa de ter obtido o apoio dos cidadãos do Novo México», declarou num comunicado ao reagir ao resultado.



«Desde o fortalecimento da economia, até poder providenciar cuidados de saúde para todos os norte-americanos, até à revitalização de um futuro de energia limpa, os cidadãos do Novo México querem soluções reais para os desafios que a nossa nação enfrenta», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados