«Donde saiu este homem?», pergunta Saramago - TVI

«Donde saiu este homem?», pergunta Saramago

Tomada de posse de Barack Obama

Escritor português saudou posse de Barack Obama. Ele veio dizer que «outro mundo é possível»

Relacionados
O escritor português José Saramago saudou na terça-feira, no seu blogue, «O Caderno de Saramago», a investidura de Barack Obama como Presidente dos EUA, afirmando que ele «nos veio dizer que outro mundo é possível», escreve a Lusa.

Saramago: «Deixar de escrever não será um drama»

Saramago critica absurdos da crise

Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, pergunta, no blogue, «donde saiu este homem?», não para lhe procurar traços biográficos, de que se afirma conhecedor: «Tenho aí a sua autobiografia, livro sério e sincero, além de inteligentemente escrito».

A pergunta que José Saramago faz visa antes manifestar a sua «perplexidade por este tempo que vivemos, cínico, desesperançado, sombrio, terrível em mil dos seus aspectos, ter gerado uma pessoa (é um homem, podia ser uma mulher) que levanta a voz para falar de valores, de responsabilidade pessoal e colectiva, de respeito pelo trabalho, também pela memória daqueles que nos antecederam na vida».

«O mundo pode ser melhor»

«Estes conceitos», prossegue Saramago, «que alguma vez foram o cimento da melhor convivência humana sofreram por muito tempo o desprezo dos poderosos, esses mesmos que, a partir de hoje (tenham-no por certo), vão vestir à pressa o novo figurino e clamar em todos os tons: "Eu também, eu também"».

Ao interpretar o discurso de investidura de Obama, Saramago, assumidamente comunista, sugere que o novo Presidente dos Estados Unidos «deu-nos razões (as razões) para que não nos deixemos enganar. O mundo pode ser melhor do que isto a que parecemos ter sido condenados».

«No fundo», remata o escritor, «o que Obama nos veio dizer é que outro mundo é possível. Muitos de nós já o vínhamos dizendo há muito. Talvez a ocasião seja boa para que tentemos pôr-nos de acordo sobre o modo e a maneira. Para começar».
Continue a ler esta notícia

Relacionados