Calças e bikinis de plástico - TVI

Calças e bikinis de plástico

  • Portugal Diário
  • Carlos Gonçalves
  • 25 ago 2007, 19:51
Calças recicladas Marks & Spencer

As garrafas são cortadas, derretidas e transformadas em fio

A ideia de criar peças de roupa através da recuperação de garrafas foi iniciada na Marks & Spencer.

Segundo o site oficial da marca foram as calças para homem o primeiro produto a ser comercializado. Confeccionadas na Indonésia a partir de catorze garrafas de plástico, vendidas a 29 euros e disponíveis em 3 cores (preto, azul marinho e cor de carvão). A principal particularidade destas calças é o facto de, embora possam ser lavadas na máquina, não engelharem.

Apesar das calças «amigas do ambiente» terem sido o primeiro produto a ser lançado, o trunfo comercial desta empresa é a linha de uniformes escolares que inclui pólos, t-shirts e blusas, saias e pólos.

Para a realização das peças de roupa as garrafas são cortadas, derretidas e transformadas em fio, chegando assim a poliéster artificial. A Marks & Spencer, contactada pelo PortugalDiário, garantiu que por cada 7 garrafas é possível fazer uma peça para criança.

Os responsáveis garantem que o poliéster reciclado «tem a mesma qualidade» que o utilizado nos mesmos uniformes não reciclados.

Os preços «variam» de peça para peça e «não são necessariamente mais caros» por serem feitos através da reutilização do plástico.

Quem não perdeu tempo foi a concorrente da Marks & Spencer. A BHS (British Home Stores) aderiu imediatamente à reutilização das garrafas nas suas peças de vestuário.

No Brasil são bikinis

No calor do Brasil não se fazem uniformes para as crianças, mas o bikini de poliéster reciclado já é uma realidade.

A Poko Pano, através da estilista Paola Robba, dá grande destaque à reutilização do plástico. O seu mais recente desfile, realizado a Junho deste ano no Rio de Janeiro, tinha por tema subjacente a reciclagem deste produto.

Apesar de ter no bikini o resultado mais mediático e vistoso desta marca brasileira, não é um produto único. Utilizando o processo de obtenção de fio de poliéster através do plástico, à imagem da Marks & Spencer, já foram feitos, pela mesma estilista, vários vestidos presentes na última colecção.

A Maresias , marca representante em Portugal da Poko Pano , revelou ao PDiário que o bikini recuperado através do plástico já existe «há bastante tempo» no nosso país.

O resultado da reutilização do plástico pode ser comprovada através das fotos relacionadas com este artigo.
Continue a ler esta notícia