Escândalo amoroso na Nasa - TVI

Escândalo amoroso na Nasa

  • Portugal Diário
  • 6 fev 2007, 18:30
Lisa Nowak (foto Red Huber/EPA)

Astronauta agride e tenta sequestrar mulher por ciúmes de comandante

Relacionados
A capitã, Lisa Nowak, de 43 anos, foi detida esta segunda-feira nos EUA por tentativa de sequestro a outra mulher, Colleen Shipman, que segundo a astronauta seria sua rival numa relação amorosa, noticia a agência Lusa.

O comandante, William Oefelein, que foi piloto da Discovery durante o voo para a Estação Espacial, em Dezembro passado, é a figura central no meio deste triângulo amoroso.

Nowak desconfiava que Shipman teria uma relação amorosa com o astronauta e, por isso, viajou de sua casa em Houston (Texas) até Orlando, onde mora a sua rival, com o intuito de esta lhe confessar o relacionamento com Oefelein.

Nowak, que é casada e tem três filhos, conduziu cerca de 1500 km entre o Texas e a Flórida, sem parar, usando uma fralda para não ter de ir à casa de banho.

Nowak foi confrontar a adversária amorosa, num parque de estacionamento do aeroporto de Orlando.

Disfarçada com uma peruca e um casaco militar, Nowak seguiu a «rival» até ao seu carro, onde Shipman se trancou, e tentou forçar a entrada, o que fez com que a «adversária» abrisse a janela.

A astronauta pegou num dispositivo de gás pimenta, que transportava consigo, e lançou para a vista de Shipman que entretanto, fugiu para pedir ajuda.

Numa declaração à polícia, Nowak explica que não tinha intenção de causar danos físicos a Shipman e que só queria «assustá-la para falar com ela».



Um polícia que seguiu Nowak no estacionamento afirma que a astronauta estava armada, também, com uma faca e um bastão de aço.

Durante buscas ao automóvel da astronauta, a polícia encontrou uma carta que descreve o amor que Nowak sente por Oefelein, mensagens electrónicas de Shipman a Oefelein, e também recibos que comprovam que pagou a sua viagem desde Houston a Orlando, incluindo a sua estadia num local nesta zona.

Segundo uma declaração de Nowak à Polícia, a sua relação com Oefelein era «algo mais que uma relação de trabalho mas menos que uma relação amorosa».

Um porta-voz da Nasa no Centro Espacial Johnson, no Texas, afirmou que até ao momento a condição da capitã na agência espacial continua igual.



«Não quero especular acerca do que acontecerá futuramente», referiu, além de garantir que a NASA não tem normas que rejam as relações entre os astronautas.

De acordo com o jornal americano Orlando Sentinel, Shipman é engenheira no 45º Esquadrão de Apoio a Lançamentos numa base próxima ao Centro Espacial Kennedy.

A astronauta que integrou a tripulação do vaivém espacial Discovery em, Julho do ano passado, foi acusada de agressão física, tentativa de roubo e destruição de provas, segundo documentos judiciais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados