Kosovo: «Independência é a única solução» - TVI

Kosovo: «Independência é a única solução»

  • Portugal Diário
  • 19 jul 2007, 17:15

Rússia ameaça vetar a lei apoiada pelos Estados-Unidos

Relacionados
Os Estados Unidos consideram que a independência do Kosovo é a única solução possível e estão a trabalhar com os seus aliados para resolver a questão, afirmou a chefe da diplomacia norte-americana, Condoleezza Rice, esta quinta-feira, em Lisboa, noticia a Lusa.

«O presidente Bush disse claramente, na Albânia, que defendemos as implicações do Plano Ahtisaari, o que significa a independência do Kosovo», declarou Rice, que falava à imprensa após um encontro em Lisboa com o ministro dos Negócios Estrangeiros português e presidente em exercício do conselho de ministros da União Europeia, Luís Amado.

O Kosovo, parte da Sérvia mas administrado pela ONU desde 1999, deverá ter o seu estatuto futuro definido em breve, com base no plano apresentado pelo enviado especial da ONU ao Kosovo, o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, que prevê a independência da província.

Ante a ameaça de veto da Rússia, que apoia a recusa Sérvia em ver a província independente, os países ocidentais com assento permanente no Conselho de Segurança apresentaram uma nova versão do projecto de resolução, mas esse texto também foi rejeitado por Moscovo, que considerou insuficientes as modificações introduzidas.

«Estamos a trabalhar com os nossos aliados no processo para chegarmos a uma solução para o kosovo mas eu quero ser muito clara: vemos um futuro em que o Kosovo e a Sérvia sejam Estados fortes e livres e estejam integrados nas estruturas euro-atlânticas», acrescentou a chefe da diplomacia norte-americana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados