China: eliminado perigo de inundação - TVI

China: eliminado perigo de inundação

Terramoto

Lago criado após o sismo ameaçava mais de um milhão de pessoas

Relacionados
O governo chinês considerou que as operações de drenagem do lago Tangjiashan foram um sucesso e que o perigo de inundação que ameaçava mais de um milhão de pessoas já não existe, informou a imprensa oficial chinesa, citada pela agência Lusa.

Na terça-feira, a televisão estatal chinesa mostrou as águas agitadas do lago Tangjiashan a serem encaminhadas para uma represa construída para o efeito e a tragarem as zonas circundantes com cidades vazias de onde mais de 250.000 pessoas tinham sido evacuadas para terras mais elevadas.

Uma «vitória decisiva» foi a forma como o governador da província de Sichuan e chefe local do Partido Comunista, Liu Qibao, definiu a operação de drenagem que aconteceu na terça-feira enquanto as águas transbordavam do lago Tangjiashan, segundo a agência noticiosa oficial Nova China.

A Nova China referiu que mais de metade dos 250 milhões de metros cúbicos de água tinham sido desviados até ao final da tarde de terça-feira, o que permitiu aliviar a pressão na barragem natural que se formou quando o sismo provocou desabamentos de lama, rochas e destroços.

O Tangjiashan é o maior dos 30 lagos que se formaram devido ao sismo de dia 12 que matou quase 70.000 pessoas.

Cerca de 1,3 milhões de pessoas viviam nas margens do lago e 250.000 já tinham sido encaminhadas para zonas de maior altitude devido à ameaça de inundação se a barragem natural que continha as águas do lago rebentasse.

Perante a possibilidade de um dilúvio que seria um perigo para os residentes das cidades circundantes e os sobreviventes do sismo, o governo ordenou que polícia e militares trabalhassem sem paragens na escavação de um canal e fizessem explodir rochas e destroços com dinamite e bazucas para acelerar o processo de drenagem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados