Piratas somalis sequestram dois barcos - TVI

Piratas somalis sequestram dois barcos

Petroleiro sequestrado por piratas na Somália

Suspeita-se que um dos barcos transporte químicos

Relacionados
Dois barcos foram sequestrados nas últimas 24 horas por piratas somalis. Na quarta-feira o navio grego «Nipayia», de nove mil toneladas, com 19 pessoas a bordo, foi atacado, segundo o Centro Europeu para a Segurança Marítima. Nesta quinta-feira a marinha americana confirmou que os piratas desviaram um petroleiro norueguês, o «Bow Asir», com uma tripulação de 27 membros.

De acordo com a «BBC», há a suspeita de que o «Bow Asir», um barco cisterna de 23 toneladas, transporte mercadorias químicas, mas esse dado ainda não foi confirmado. Piotr Paszkowski, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia, revelou que cinco dos tripulantes são polacos. Suspeita-se que o petroleiro foi desviado por 16 a 18 piratas.

O cargueiro grego foi capturado a 450 milhas do porto somali de Kismaayo, no sul do país. Ambos os navios são consideravelmente mais pequenos que o «Sirius Star», o petroleiro saudita sequestrado em Novembro de 2008 por piratas somalis.

Este sequestro coloca em dúvida a eficácia da frota de barcos ocidentais e asiáticos enviados para patrulhar a zona do Golfo de Áden, onde os ataques acontecem com mais frequência, 293 no ano de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados