UE: «Não entrem em pânico com a gripe» - TVI

UE: «Não entrem em pânico com a gripe»

Gripe mexicana

Europeus reunidos para decidirem o que fazer em conjunto para travar a gripe

Relacionados
Os ministros da Saúde dos países da União Europeia vão reunir-se de emergência, esta tarde, no Luxemburgo, para tentarem chegar a um plano para combater a gripe mexicana, informa a AFP.

À entrada para a reunião, a comissão europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, pediu para as pessoas manterem a calma: «Temos de ser cuidadosos, de manter a vigilância e de estarmos preparados, mas não devemos entrar em pânico.»

Os Estados-Membros têm optado por adoptar medidas de carácter nacional, mas, se chegarem a acordo, desta reunião poderão sair recomendações únicas para os 27, acabando assim com as posições contraditórias que têm sido tomadas.

Em cima da mesa estão sobretudo as viagens de e para o México, com a maioria dos países europeus a continuarem indecisos quanto à necessidade de as proibir.

A proposta de suspensão dos voos foi apresentada pela França, mas o facto da Organização Mundial da Saúde ter elevado o nível de alerta para 5, confirmando que o vírus se está a alastrar já sem relação directa com o México, vai ser certamente motivo de discussão.

Espanha, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Suíça e Holanda são os países europeus onde já há casos confirmados de gripe mexicana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados