Autoridades francesas detêm «número um» da ETA - TVI

Autoridades francesas detêm «número um» da ETA

Internacional

Foram ainda detidos outros três elementos do grupo separatista basco

Relacionados
Mikel Kabikoitz Carrera Sarobe, identificado como o «número um» da ETA, foi detido em Bayona, no sul de França. Foram ainda detidas outras três pessoas.

De acordo com a edição electrónica do jornal «El País», estas detenções foram realizadas numa operação que contou com a colaboração da Guardia Civil espanhola e o Centro Nacional de Inteligência. Todos os detidos estariam armados, mas não ofereceram resistência às autoridades.

Duas das pessoas detidas estavam com Sarobe, em Bayona. Um outro foi interpelado pelas autoridades na localidade de Urrugne.

Entre os homens que se encontravam com o líder da ETA estava Arkaitz Agirregabiria, o único elemento do grupo terrorista «identificado no assassinato de um polícia nacional francês, perto de Paris», refere o «El País».

Mikel Kabikoitz Carrera Sarobe, conhecido como Ata, é suspeito de ter participado directamente no assassinato de cinco pessoas e de liderar os planos criminais da ETA.

Terá sido ele que alugou uma carrinha que foi interceptada em Zamora, a 9 de Janeiro, pela Guardia Civil.

O «El País» salienta que o apartamento onde foi detido estava sob vigilância deste a passada segunda-feira. Mas as autoridades só confirmaram as identidades dos detidos após a detenção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados