China não respeita a trégua olímpica, acusa Dalai Lama - TVI

China não respeita a trégua olímpica, acusa Dalai Lama

Dalai Lama dá conferência de imprensa no Japão

«A opressão do povo tibetano e a repressão continuarão», diz o líder espiritual

Relacionados
O Dalai Lama afirmou esta quarta-feira, perante deputados e senadores franceses, que a China não respeita a trégua olímpica no Tibete, segundo noticia a AFP.

O senador socialista Robert Badinter, presente no encontro que decorreu à porta fechada, contou que, ao perguntar ao Dalai Lama se, durante a chamada «trégua olímpica», a China tinha suspendido as prisões e a opressão, o líder tibetano deu uma resposta muito clara: «Não. Enquanto decorrem os Jogos Olímpicos, a opressão do povo tibetano e a repressão continuarão».

«O Dalai Lama referiu-se a uma repressão terrível que não tem fim, apesar da trégua olímpica. Desde 10 de Março ocorreram prisões, execuções e um terrível reforço da presença militar chinesa, com mais quartéis», acrescentou o deputado socialista Jean Louis Bianco.

O chefe espiritual dos budistas tibetanos foi recebido por trinta deputados e senadores franceses numa sala do senado durante uma hora e meia. Este é o único encontro político que figura na agenda do Dalai Lama em sua visita à França.

Antes, em declarações à imprensa, o líder espiritual do budismo tibetano afirmou que a comunidade internacional tem a «responsabilidade» de conduzir a China à democracia. «A China tem grande interesse em fazer parte da comunidade internacional. A comunidade internacional tem a responsabilidade de levar a China à tendência geral da democracia mundial», declarou em inglês o Dalai Lama durante uma entrevista coletiva à imprensa concedida em Paris.
Continue a ler esta notícia

Relacionados