Imprensa internacional tem acesso restrito a Tiananmen - TVI

Imprensa internacional tem acesso restrito a Tiananmen

Imagem da aldeia olímpica de Pequim, onde «vivem» os atletas em prova

Jornalistas têm de se registar com 24 horas de antecedência se pretendem tirar fotografias ou entrevistar pessoas na praça

Relacionados
Os jornalistas estrangeiros a trabalhar na cobertura dos Jogos Olímpicos têm de se registar com 24 horas de antecedência se pretendem tirar fotografias ou entrevistar pessoas na Praça de Tiananmen, informou hoje o Governo chinês.

Um comunicado na página de Internet do Governo chinês indica que os repórteres serão acreditados, escoltados por um guia no local e o acesso é feito pela zona leste da Praça (oposta ao portão próximo do Museu Nacional).

Os jornalistas têm de solicitar uma reserva um dia antes e por telefone, através de dois números que funcionam 24 horas por dia, noticiou a agência oficial chinesa Nova China.

Para a realização de uma entrevista, os jornalistas devem apresentar uma acreditação de imprensa, registada ou não, para terem acesso prioritário à Praça e a um guia.

A cobertura jornalística a partir da Praça Tiananmen tem sido um assunto polémico entre as autoridades chinesas e as cadeias de televisão que compraram os direitos de transmissão dos Jogos de Pequim.

Em Junho, a Organização dos Jogos recuou numa decisão inicial e proibiu as emissões em directo a partir do centro da capital chinesa, depois de grandes emissoras televisivas internacionais como a NBC terem pago milhões de dólares pelos direitos de transmissão dos JO com imagens inéditas a partir do local.

Tiananmen é um dos locais mais vigiados pelas autoridades chinesas nas vésperas dos Jogos, devido ao receio de que se realizem protestos na capital a partir do seu coração simbólico e político da China, local onde os militares chineses esmagaram os protestos pacíficos pró-democracia em 1989 num violento confronto.

Grandes multidões deverão acorrer à mítica Praça durante o período dos Jogos que arrancam na sexta-feira, dia 08, onde vão realizar-se eventos culturais de larga escala e uma exposição especial de flores, segundo o aviso oficial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados