Mali: edifício com manuscritos antigos incendiado por islamitas - TVI

Mali: edifício com manuscritos antigos incendiado por islamitas

Centro de Documentação Ahmed Baba, em Tombuctu, guarda entre 60.000 a 100.000 manuscritos históricos

Relacionados
Um edifício onde estavam guardados manuscritos antigos na cidade de Tombuctu, no norte do Mali, foi incendiado por islamitas que fugiam da cidade após a aproximação dos soldados franceses e malianos.

«Um edifício com manuscritos foi queimado», disse à agência France Presse uma fonte da segurança do Mali.



A informação foi confirmada por um membro da equipa de reconhecimento da cidade do exército maliano e pelo presidente da câmara de Tombuctu, que se encontra em Bamako.

O Centro de Documentação Ahmed Baba, em Tombuctu, guarda entre 60.000 a 100.000 manuscritos históricos, da antiguidade islâmica e grega, de acordo com o Ministério da Cultura maliano.

O Centro foi criado em 1973 e em 2009 foi mudado para novas instalações, construídas no âmbito de um acordo bilateral com a África do Sul para a preservação dos manuscritos.

Nos dez meses em que controlaram a cidade, os grupos radicais islâmicos destruíram vários mausoléus, classificados como Património da Humanidade pela UNESCO (organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

As tropas francesas e malianas tomaram esta segunda-feira o aeroporto e os acessos à cidade de Tombuctu, cerca de 900 quilómetros a nordeste de Bamako.
Continue a ler esta notícia

Relacionados