Fotos de detidos que Obama não divulga mostram violações - TVI

Fotos de detidos que Obama não divulga mostram violações

Barack Obama com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Imagens revelam cenas de tortura, abusos e violações.

Relacionados
As fotografias de abusos de detidos que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não quer que sejam publicadas incluem violações e agressões. A informação foi confirmada ao jornal britânico «The Daily Telegraph» pelo general Antonio Taguba, que realizou uma investigação sobre a prisão iraquiana de Abu Ghraib.

O relatório que Taguba publicou em 2004 referia acusações deste tipo de abuso, mas não chegou a ser revelada a existência de fotografias que o documentassem. De acordo com o jornal, as fotografias explicam as tentativas de

Obama para impedir a publicação de cerca de duas mil imagens de prisões no Iraque e no Afeganistão, apesar da promessa em sentido contrário.

Taguba, aposentado desde Janeiro de 2007, apoiou a decisão de Obama, ao assinalar que as imagens mostram cenas de «tortura, abusos, violações e todo tipo de actos indecentes».

Pelo menos uma das fotografias mostra um soldado americano a violar uma alegada prisioneira e noutra pode ser visto um intérprete a violar um detido do mesmo sexo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados