Drogas: aumenta consumo entre idosos - TVI

Drogas: aumenta consumo entre idosos

  • Portugal Diário
  • 7 abr 2008, 20:06
Idosos

Observatório Europeu estima que número aumente para o dobro até 2020

Relacionados
O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) estima que o número de «adultos mais idosos» com problemas de consumo de estupefacientes irá aumentar para mais do dobro até 2020, previsão que classifica de «inquietante», noticia a Lusa.

«Estima-se que o número de pessoas idosas com problemas de consumo de substâncias ou necessitadas de tratamento devido a perturbações causadas por esse consumo irá aumentar para mais do dobro entre 2001 e 2020», revela o último número da publicação do OEDT «Drogas em Destaque», intitulado «Abuso de substâncias entre os adultos mais idosos».

Embora sublinhe que o consumo de drogas ilícitas entre os adultos mais velhos seja menos comum do que entre os jovens, a agência europeia de informação sobre drogas adianta que, «na Europa, entre 2002 e 2005 a proporção de doentes com 40 anos ou mais em tratamento devido a problemas relacionados com o consumo de opiáceos aumentou para mais do dobro (de 8,6 para 17,6 por cento)».

«Estimativas dos EUA apontam para um aumento até 300 por cento do número de pessoas com mais de 50 anos que necessitam de tratamento por problemas de consumo de drogas entre 2001 e 2020», diz a agência com sede em Lisboa.

Na opinião do director do OEDT, Wolfgang Götz, «o número crescente de adultos mais velhos com problemas de consumo de substâncias irá impor novas e maiores exigências aos serviços de tratamento».
Continue a ler esta notícia

Relacionados