Agentes transportavam droga em carros de polícia - TVI

Agentes transportavam droga em carros de polícia

  • Portugal Diário
  • JRS
  • 4 abr 2008, 23:37
Droga apreendida

Venezuela: foram apreendidos quase 700 quilos de cocaína de alta pureza

Relacionados
Oficiais da Guarda Nacional (polícia militar) confirmaram, esta sexta-feira, a detenção de seis pessoas, dois deles polícias, na localidade de Barcelona (400 quilómetros a Leste de Caracas), que transportavam quase 700 quilogramas de cocaína de alta pureza, em veículos policiais, noticia a agência Lusa.

Segundo a Guarda Nacional, os veículos, ambos da marca Toyota, estavam identificados com autocolantes do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Crimalísticas (CICPC, antiga Polícia Técnica Judiciária) que usavam matrícula daquele organismo policial.

Os veículos foram interceptados por uma patrulha da Unidade de Segurança Urbana, na localidade de El Viñedo tendo sido confiscadas uma sub-metralhadora HK, modelo MP5K, calibre 9 milímetros e uma pistola Pietro Beretta, com 9 milímetros de calibre.

Segundo fontes não oficiais, um dos polícias detidos desempenhava funções no Grupo Anti-Extorsão e Sequestro da delegação do CICPC no Estado de Táchira (800 quilómetros a Sudoeste de Caracas) e o outro na Brigada de Homicídios da mesma localidade.

Os outros quatro detidos foram identificados como cidadãos colombianos.

Segundo dados divulgados pela Oficina Nacional Anti-drogas (ONA), desde Janeiro de 2007 foram detidas 1.633 pessoas, na Venezuela, por tráfico ilícito de substâncias estupefacientes, entre eles 77 estrangeiros, nomeadamente cinco cidadãos de nacionalidade portuguesa.

Entre os detidos, contam-se 78 oficiais da polícia venezuelana, a maioria dos quais está à espera de julgamento.

Em 2007, as autoridades confiscaram 8,5 toneladas de substâncias estupefacientes, que seriam enviados a destinos como Estados Unidos e Europa, por via aérea e marítima.
Continue a ler esta notícia

Relacionados