Iraque vai fechar sedes dos curdos do PKK - TVI

Iraque vai fechar sedes dos curdos do PKK

  • Portugal Diário
  • 23 out 2007, 17:55

Primeiro-ministro descreveu organização como «terrorista»

Relacionados
Todas as sedes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) vão ser encerradas no Iraque. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro deste país, Nuri al Maliki, que deu conta ainda da proibição dos elementos do PKK - que descreveu como «terroristas» - actuarem em solo iraquiano.

«O PKK é um organização terrorista e tomamos a decisão de encerrar as suas sedes e não lhes permitiremos operar em solo iraquiano. Também trabalharemos para limitar as suas actividades terroristas, que ameaçam o Iraque e a Turquia», disse o governante em comunicado.

Este anúncio surge após uma intenso esforço diplomático turco, que mais do que destinado a esgotar esta forma de lidar com o problema curdo, de forma a evitar o conflito, parece determinado em prepará-lo.

Apesar do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, ter assegurado em Londres que Ancara está a tentar resolver a crise de forma política, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Ali Babacan, que se deslocou hoje a Bagdad, recusou a trégua anunciada esta segunda-feira pelo PKK. «Um cessar-fogo pode decretar-se entre dois estados ou exércitos. Nos estamos a enfrentar uma organização terrorista. O PKK não pode decretar um cessar-fogo», disse o governante turco.
Continue a ler esta notícia

Relacionados