Birmânia: partido da junta militar reivindica 80% dos votos - TVI

Birmânia: partido da junta militar reivindica 80% dos votos

Internacional

ONU diz que eleições de domingo «não foram transparentes»

Relacionados
O partido político criado pela junta birmanesa para o representar nas eleições de domingo, as primeiras em 20 anos, reivindica cerca de 80% dos votos, indicou esta terça-feira um dos seus altos responsáveis, de acordo com a Lusa.

«Ganhámos com cerca de 80% dos votos», afirmou o responsável, acrescentando que o ex-número três da junta, o general Thura Shwe Mann, que se reformou do exército há algumas semanas para se candidatar, foi eleito em Naypyidaw.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as eleições «não foram transparentes, abertas e plurais o suficiente», citado pela agência AFP.

Enquanto o partido afirma a sua vitória, 20 mil pessoas estavam refugiadas na Tailândia devido a um combate da região Este do país.

Partido acusado de fraude

As eleições ficaram marcadas por múltiplas acusações de fraude contra o Partido da solidariedade e do desenvolvimento da União (USDP) por parte dos partidos da oposição, de acordo com a Lusa.

Os dois principais partidos da oposição, a Força Democrática Nacional (NDF) e o Partido Democrático (PD) denunciaram o desvio de fundos, incluindo colecta de votos antes das eleições.

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) qualificou as eleições na Birmânia como um «importante passo em frente», segundo uma declaração da presidência vietnamita do grupo regional, publicada pela Agência vietnamita de informação (AVI).

«A Asean saúda as eleições legislativas de 7 de Novembro na Birmânia como um importante passo em frente na aplicação do roteiro de sete pontos», indicou o ministro vietnamita dos Negócios estrangeiros, Pham Gia Khiem, em nome da Asean.
Continue a ler esta notícia

Relacionados