Estado de emergência na Tailândia: pátio de Parlamento invadido - TVI

Estado de emergência na Tailândia: pátio de Parlamento invadido

Camisas vermelhas invadem Parlamento

«Camisas vermelhas» cercaram o Parlamento, levando à fuga de ministros e deputados

Relacionados
Actualizada às 12:55

Os deputados e os ministros tailandeses tiveram de ser resgatados, esta quarta-feira, por helicóptero, depois de milhares de manifestantes terem cercado o edifício do Parlamento. A informação é avançada pela agência de segurança tailandesa, CAPO, citada pelo «Globo». Na sequência da invasão foi declarado o estado de emergência na capital da Tailândia.

O edifício encontrava-se cercado por manifestantes, conhecidos por «camisas vermelhas», clamando a dissolução do Parlamento e a realização de novas eleições.

Tailândia: novo protesto dos «camisas vermelhas»

Cinco soldados armados aterraram o helicóptero no Parlamento e içaram os ministros e deputados presentes, entre os quais o vice-primeiro-ministro Suthep Thaugsuban. Outros deputados escalaram os muros, numa tentativa desesperada de fuga.

Os líderes dos «camisas vermelhas», atingidos por gás lacrimogéneo, acabaram por retirar, mas afirmaram que os protestos vão continuar noutros sítios pela dissolução do Parlamento.

Estado de emergência

O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, declarou estado de emergência em Banguecoque, depois de quase um mês de protestos continuados, informa a Reuters.

O ministro afirmou que o estado de emergência poderá auxiliar as autoridades a efectuar a detenção dos líderes dos «camisas vermelhas», autores das manifestações contra o Governo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados